segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Labour Day

As longas caminhadas dos últimos dias deram-me cabo dos pés, estão num estado lastimável, por isso hoje, dia do trabalho, resolvi andar menos.

O “Labour Day” é um feriado anual dedicado ao reconhecimento do trabalho do povo e a sua contribuição para a sociedade. Observa-se sempre na primeira segunda-feira de Setembro e foi inicialmente comemorado na cidade de Nova York em 5 de Setembro de 1882. É muitas vezes assinalado com desfiles e discursos, bem como comícios políticos, e aqui em Washington representa a data de início oficial das campanhas políticas.


É fácil sentir a Obamania, a grande quantidade de afro-americanos ajuda, naturalmente, a este enquadramento e achei interessante encontrar, no mesmo edifício, duas realidades tão distantes, mas que no final acabam por se aproximar: o poster Obama e a bandeira da Turquia.



Durante o meu passeio de hoje deparei com um “all house sale” numa imponente vivenda vitoriana. Visitei a casa, perdi-me num sem número de divisões, salas, salões, lareiras e dez casas de banho diferentes. Quantidade infindável de bugigangas, biblots, pratos, copos e terrinas misturadas com roupas diversas constituiu um ponto alto da minha manhã.

O deambular pelas ruas faz-nos reparar em pormenores interessantes, por exemplo, são dezenas as placas sóbrias e cintilantes nos edifícios a anunciar fundações, associações, embaixadas, organismos do estado e decidi fotografar algumas.





Washington é, manifestamente e cada vez mais, uma cidade de contrastes; a politica de braço dado com a mendicidade, a opulência a dois passos da miséria. A América no seu melhor, “the true american way of life”, o sucesso convivendo lado a lado com o fracasso.



1 comentário:

Cristiana disse...

Parabéns...
Acho que depois do que li vou espreitar sempre que conseguir, para me encantar com as tuas crónicas do dia a dia.

Cristiana