quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O Último dos Kennedy

::
Os Estados Unidos perderam hoje um dos seus mais relevantes Senadores e o mundo viu partir um insubstituível defensor dos oprimidos, um incansável lutador pelos direitos humanos, um humanista e um apologista da justiça e da solidariedade.

A morte de Edward Kennedy representa o fechar de um ciclo, político, social e humano, que marcou uma geração. A mítica família real americana perde o seu representante mais político, o seu representante mais humano e porventura aquele que mais tempo teve para poder partilhar com o povo americano um pouco da sua imensa generosidade.

Há apenas duas semanas, falecia Eunice Kennedy Shriver, a irmã do meio, também ela uma fervorosa humanista. Esta é aliás uma das mais marcantes características desta família, a par da sua vocação católica para servir o próximo e ajudar os outros. Os Kennedy são um exemplo de abnegação e dedicação à causa pública, ao serviço da nação que os acolheu vindos dos confins da Irlanda rural do século XIX.
:

A 12 de Agosto passado, Vince Bzdek escreveu no Washington Post um artigo extremamente interessante sobre a família Kennedy, intitulado “The Faces of a 'Royal' Generation Fade Into History”.
:
A propósito da morte de Eunice e do eminente desaparecimento de Edward, Vince descreve-nos as variadíssimas facetas desta família. A chegada aos Estados Unidos, o poder e a influência do patriarca, a ligação à igreja, o vício da política, os casos pessoais e a inegável necessidade de vencer e de conquistar que sempre os acompanhou.
::
Neste artigo, Vince cita a jornalista e ensaísta Clare Boothe que descreve assim os irmãos Kennedy: "Where else but in Gothic fiction, where else among real people could one encounter such triumphs and tragedies, such beauty and charm and ambition and pride and human wreckage, such dedication to the best and lapses into the mire of life; such vulgar, noble, driven, generous, self-centered, loving, suspicious, devious, honorable, vulnerable, indomitable people?"
:
O editorial de hoje do New York Times, dedicado na íntegra ao Senador desaparecido, constitui um bom exemplo da sua importância para a América e para os Americanos. A sua luta afincada para reformar o sistema de saúde poderá funcionar como uma mais valia importante, no momento actual. O esforço adicional que falta ao Presidente Obama para aprovar a mais polémica reforma do sistema de saúde dos últimos anos.


Obama perde seguramente um dos seus principais aliados e talvez aquele que mais o projectou para a vitória de Novembro passado. Para sempre ficará o seu inflamado discurso na convenção democrata, há cerca de um ano atrás: “My fellow Democrats, my fellow Americans, it is so wonderful to be here, and nothing is going to keep me away from this special gathering tonight. I have come here tonight to stand with you to change America, to restore its future, to rise to our best ideals and to elect Barack Obama president of the United States.”

Sem comentários: