quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O Profissionalismo Americano

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Iniciei há dois dias atrás a minha colaboração com a USPS. Representa, para mim uma experiência única poder integrar uma organização com a dimensão, a importância e o prestigio da United States Postal Service.

Pelas 8h da manhã já me encontrava na sede, em L’Enfant Plaza, um edifìcio enorme que alberga cerca de 5.000 pessoas. Tinha-me sido enviada uma agenda detalhada das tarefas para os próximos meses e a expectativa era grande. Efectivamente, após a primeira reunião da manhã, confirmei a ideia que já trazia, o profissionalismo, a eficiência, a disponibilidade, a abertura e a vontade de partilhar são características intrínsecas a esta gente e a este país.



Pelas 10h30, os horários das reuniões e dos eventos são escrupulosamente cumpridos, tive oportunidade de assistir à cerimónia de lançamento de novos selos “Flags of our Nation”, com a presença do Postmaster General John Potter.

Os últimos dias têm sido, de facto, únicos e marcantes pelas experiências novas, pelo contacto com esta realidade, pelo acesso a novas e eficientes formas de trabalhar, pela interacção com pessoas de todas as raças e origens, pela flexibilidade, pela ausência de acomodação e também, sobretudo, pelo respeito pelo homem e pela luta contra, todo e qualquer forma de discriminação no local de trabalho. Esta experiência tem representado para mim uma lição de vida e de profissionalismo.

Gostava de partilhar uma pouco da história da USPS, pelo menos alguns dos aspectos mais marcantes. A USPS nasceu no século XVII e desde então evoluíu de forma significativa, até ser hoje uma das maiores empresas do mundo; com 800.000 funcionários, uma facturação anual de 80 biliões de dólares e a maior rede de distribuição do mundo.

Como factos marcantes considero o “Postal Reorganization Act de 1970” que depois de um duro período de negociação conduziu à implementação de um conjunto de recomendações, que emanaram de uma comissão criada pelo Presidente Lyndon Johnson, para avaliar da capacidade da organização de então, para responder à evolução da economia e ao crescimento da população. As recomendações foram variadas mas realço uma que me sensibiliza pela capacidade de antecipação e de visão:

“Elimination of patronage, which controlled all top jobs, all Postmaster appointments, and thousands of other positions. Removal of the system from politics to assure continuity of management” (brilhante para 1971)

Mais recentemente, o “Postal Act de 2006” que veio confirmar a abertura ao mercado da USPS, acima de tudo, a alteração da forma como a Empresa operava e conduzia os seus negócios, obrigando-a a responder à dinâmica do mercado e às alterações nos gostos dos consumidores. Passou assim, a estar liberta de alguns constrangimentos de concorrência a que estava obrigada, sem contudo, deixar cair a sua Missão original.

Um passeio ao entardecer, debaixo do calor intenso dos últimos dias, permitiu-me percorrer a 17th Street, dando de caras com a Corcoran Gallery of Art, a Renwick Gallery e o Dwight D. Eisenhower Building, considerado o mais feio edifício da América na opinião de Mark Twain, que claramente não coincide com a minha.


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