quarta-feira, 15 de outubro de 2008

“Joe the Plummer”

:
Terminou há momentos o último dos debates presidenciais, na minha opinião, com um empate entre os candidatos.
::

Este foi claramente o melhor dos três debates; mais emotivo, mais vivo, com maior interacção entre os candidatos, mais empolgante e mais clarificador relativamente às propostas em discussão.

Ficamos desta vez a conhecer “Joe the Plummer”, canalizador do Ohio, da classe média e com o objectivo de se tornar num empresário por conta própria adquirindo o negócio ao seu actual patrão. John McCain repetiu à saciedade este exemplo para retratar como seria nefasta e prejudicial para a classe média empreendedora, a politica fiscal proposta por Obama. Do “Joe Six Pack” de Sara Palin chegamos ao “Joe the Plummer” de McCain, uma aposta nos exemplos e nas personagens a apelar ao americano mediano, da batata frita e do hamburguer.

...

Mccain esteve melhor na primeira meia-hora, foi mais combativo, mais assertivo, mais vivo e eloquente. Obama esteve mais professoral, manteve o seu tom monocórdico e faltou-lhe alguma vivacidade e convicção nas respostas aos ataques de McCain.

Mas McCain precisava de uma vitória clara e esmagadora sobre o seu opositor o que não aconteceu, esteve permanentemente na ofensiva e no ataque mas foi por vezes excessivo e não conseguiu, mais uma vez, esconder ou sequer disfarçar a sua animosidade para com Obama.

Finalmente as questões tabu foram colocadas por McCain; a relação com William Ayer, a campanha negativa, os gastos na campanha, o alegado envolvimento com a empresa de recenseamentos. Foi o momento mais emotivo e esperado mas, mais uma vez, Obama esteve bem e anulou a notória irritação de McCain com as suas respostas seguras e concludentes.

Falou-se muito de economia e de energia e McCain esteve bem, falou-se muito de saúde, educação e de aborto e Obama esteve melhor. Esta foi a última oportunidade perdida para John McCain, as próximas três semanas constituirão uma progressiva caminhada para a vitória daquele que será o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

Sem comentários: