sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Ms. Fuld and “The New York School”

::
Na passada semana a mais conceituada casa de leilões do mundo, a "Christies International", anunciou para o próximo dia 12 de Novembro a venda de um conjunto de magníficos trabalhos de pintores americanos da famosa “New York School”.

Esta colecção avaliada em 20 milhões de dólares pertence, supostamente, à reconhecida coleccionadora Kathy Fuld, vice-chairman do Conselho de Curadores do New York Museum of Modern Art (MOMA). Ms. Fuld é também casada com Richard Fuld, presidente e principal accionista da Lehman Brothers. Curiosamente este anúncio é feito quatro dias após a notícia da falência da instituição.

A família Fuld perdeu grande parte da sua riqueza com o colapso do banco. Richard Fuld vendeu por 500 mil dólares um conjunto de acções que há um ano atrás valiam 247 milhões.

O leilão da Christies inclui três Koonings, cinco Barnett Newmans, quatro Arshile Gorkys e quatro Agnes Martin. Uma aposta nos Expressionistas Americanos demonstrando qualidade, beleza e bom gosto. Aliás, o bom gosto não tem fronteiras e as circunstâncias da vida obrigam, por vezes, a termos de nos desfazer de bens queridos.
::

Gorky: "Water of the flowery Mill"

Este movimento artístico nascido na América dos anos 40, com grande focus na cidade de Nova Iorque, constituiu um marco relevante no mundo da arte e representou uma viragem de atenção da Europa e dos surrealistas europeus para os Estados Unidos e para os expressionistas abstractos. Este foi aliás o primeiro movimento que seguiu o caminho inverso do tradicional: em vez de seguir da Europa para a América, foi da América para a Europa.

Kooning: "Woman"

Esta é uma escola de artistas eclécticos, inovadores, espontâneos e marcados por uma fase determinante da vida americana, a fase pós- depressão. A grande maioria deles vem da Europa do norte e dos Urais e por uma razão ou por outra vem desaguar a Nova Iorque. Jackson Pollock, a referência, Willem de Kooning, Franz Kline, Lee Krasner, Robert Motherwell, William Baziotes, Mark Rothko, Barnett Newman, Arshile Gorky e Agnes Martin, estes dois últimos menos alinhados.

Newman: "Sem Título"

A Grande Depressão estimulou o desenvolvimento de programas de ajuda, em particular o Programa “Works Progress Administration (WPA)” para os milhares de desempregados e no qual muitos dos elementos do grupo participaram e que permitiu a tantos a construção de uma carreira.

Agnes Martin: "Sem Título"

Este movimento contribuiu para o surgimento de uma arte verdadeiramente norte-americana com forte domínio do subconsciente, onde a liberdade e a espontaneidade são uma realidade e corporizam a revolta contra a pintura tradicional.

Sem comentários: