sábado, 11 de abril de 2009

O Modelo Americano

(Deixo o artigo que publiquei este fim de semana no Semanário Expresso)


Nos Estados Unidos, a distribuição de correio remonta ao ano de 1775, altura em que foi assumido pelo Congresso que a circulação de cartas e a partilha de informação eram essenciais à causa da liberdade. Dá-se então o primeiro passo na criação do sistema postal, instituindo a função de Postmaster General.

Os titulares desta função passaram, a partir de 1788, a reportar directamente ao Presidente e os nomes de muitos que a exerceram abonam a favor do prestígio que os serviços postais assumiam: Benjamin Franklin, Founding Father da nação e, mais tarde, Abraham Lincoln e Harry Truman.

No final dos anos 60, níveis de crescimento elevados obrigaram o Presidente Lyndon Johnson a nomear uma Comissão para a Reorganização Postal. Desta Comissão emanaram directivas várias que serviram de base à “Postal Reform” de 1970. A responsabilidade operacional investida num Conselho de Governadores e numa Comissão de Gestão Executiva em vez de no Congresso é talvez uma das mais significativas. O objectivo era assegurar a continuidade da gestão através da remoção de toda e qualquer influência política.

Neste modelo, o Conselho de Governadores é formado por nove elementos nomeados pelo Presidente, com a aprovação e aconselhamento do Senado. Estes nove governadores escolhem o Postmaster General, que também passa a ter assento no Conselho e que tem um mandato indefinido sujeito ao Conselho. Os dez nomeiam o Deputy Postmaster General que passa a deter o poder executivo.

Os governadores são escolhidos para representar o interesse público e apenas cinco podem pertencer ao mesmo partido. Os mandatos dos governadores variam entre um e nove anos e, no início de cada ano, é escolhido um “Chairman of the Board”. O Conselho de Governadores reúne-se mensalmente e, salvo disposição em contrário, todas as reuniões são abertas ao público. Cada governador recebe 300$ por dia de sessão, tem as despesas pagas e recebe anualmente um salário de 30.000$.

A United States Postal Service (USPS) é a segunda maior empregadora dos Estados Unidos e a quarta maior do mundo, emprega 700 mil funcionários. Processa cerca de 212 biliões de objectos por ano, gere a segunda maior frota de veículos do mundo, lida com 50% do correio gerado, distribuindo mais correio para mais moradas numa área geográfica, do que qualquer outra empresa. Presentemente, cerca de 90% do correio (cartas) não regista qualquer intervenção humana até ser entregue na morada final. A USPS possui um desenvolvimento tecnológico invejável e caminha para um nível de mecanização sem rival, antecipando a maior reforma postal do século XXI.

O modelo implementado em 1971 provou os seus méritos e constitui uma demonstração de maturidade política e uma preocupação genuína com a eficiência e com o profissionalismo. No momento actual, em que se assiste a uma cavalgada estatizante, um modelo que assegure a continuidade temporal e a estabilidade das equipas executivas, que se foque numa gestão eficiente, que aposte no mérito, mais do que na fidelidade política, e que assegure a transparência com um custo comportável pelo contribuinte; é essencial para garantir o sucesso de uma gestão em tempos de crise.

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