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Com uma publicação de apenas dez números por ano, os seus artigos são aguardados com enorme expectativa. No seu primeiro número de 2010, encontramos um artigo sobre as qualidades e as características que deve ter um excelente professor. Intitulado “What makes a Great Teacher”, o artigo fala sobre as qualidades, as técnicas e os métodos e as características pessoais daqueles que são considerados, pelos resultados que obtêm, professores de excelência. Tendo como referência, que acompanha todo o artigo, a história de Mr. William Taylor, professor de matemática na Kimball Elementary School, em Washington DC, o artigo descreve o trabalho e a preocupação, cada vez maior, em identificar o ADN de um excelente professor.
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Vários trabalhos têm sido realizados nesta área e várias experiências são partilhadas relativamente a este tema; em particular, o trabalho de investigação e análise que está a ser realizado pela organização sem fins lucrativos “Teach for América”, um exemplo e uma referência de altruísmo e dedicação.
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O novo projecto educativo da equipa Obama, denominado “Race to The Top”, é também analisado e, de forma detalhada, são explicadas a importância da associação entre mérito e compensação, a obtenção de resultados e o orçamento das escolas, a avaliação de professores e a selecção dos melhores pedagogos.
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Muito interessantes são igualmente os exemplos que deixo relativamente aos diferentes tipos de metodologias que caracterizam os professores excelentes: “The Four Faces of Good Teaching”:
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“The Motivator”
“The Tour Guide”
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“The Tour Guide”
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“The Manager”
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“The Connector”
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É interessante perceber a preocupação e o empenho que os Estados Unidos dedicam à área da educação; em particular, à educação dos mais novos. Perceberam o impacto e a relevância que a qualidade do ensino deve ter desde tenra idade. É a partir de uma aposta de excelência nos primeiros níveis de ensino que podemos aspirar a resultados de qualidade superior nos níveis mais avançados.
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Trabalhos como estes e análises como as que são referidas no artigo em questão alertam-nos para quão distante se encontra a nossa educação em Portugal dos níveis de excelência desejados.
Trabalhos como estes e análises como as que são referidas no artigo em questão alertam-nos para quão distante se encontra a nossa educação em Portugal dos níveis de excelência desejados.
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