sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Parabéns Astérix !

:
Não sou nem nunca fui um leitor assíduo ou fiel de banda desenhada. Aprecio a destreza de alguns autores, divirto-me com a ironia mordaz de outros e acho interessante a componente educativa de muitos. Astérix e Obélix conseguem juntar um pouco de tudo; são irónicos, inteligentes e muito divertidos. Com um pouco de imaginação até conseguimos transpor as suas aventuras para a nossa realidade actual.


O desenhista Albert Uderzo e o roteirista René Goscinny criaram Astérix e seus amigos em 1959. Entre as personagens que povoam o imaginário por eles criado contam-se ainda Abraracourcix, o chefe da aldeia que podia bem ser um dos nossos esclarecidos Presidentes de Câmara, o bardo Assurancetourix, bode expiatório para todos os problemas e frustrações dos habitantes da aldeia, uma espécie de “provedor do habitante” e o pequeno cão Ideiafix.
:
:
O primeiro volume, intitulado "Astérix, o gaulês" que foi editado em 1961, apresentava um pequeno gaulês de bigode farfalhudo que tinha como grande amigo Obélix, personagem desajeitada e com uma força desmesurada, que carregava menires e adorava comer javalis. Ambos são habitantes de uma invencível aldeia que resiste às investidas militares dos romanos, dirigidos por Júlio César, graças a uma secreta poção mágica inventada pelo druida Panoramix.:
:
Até hoje, os mais de trinta volumes das aventuras de Astérix e do seu inseparável amigo Obélix venderam mais de 300 milhões de exemplares em todo o mundo e estão disponíveis em 107 línguas e dialectos, incluindo o mirandês.
:
Em Portugal, as peripécias de Astérix começaram a ser publicadas na revista Foguetão (nascida em Maio de 1961), transitando depois para o Cavaleiro Andante, onde foi concluída a primeira aventura do rebelde gaulês.
:
:
A 22 de Outubro próximo, Astérix comemora 50 anos de vida e, ao que tudo indica, terá uma celebração merecida. Estas personagens têm feito sonhar milhões de crianças e de adultos por todo o mundo, fazem parte do imaginário de várias gerações e têm conseguido manter a sua actualidade, graças ao esforço de Albert Uderzo, um dos mais populares e habilidosos cartonistas do mundo, uma vez que René Goscinny já nos deixou em 1977.
:
"O Aniversário de Astérix e Obélix - O Livro de Ouro" sairá no próximo dia 22, em 19 países, e foi anunciado há vários meses como "o maior banquete festivo preparado pelos irredutíveis gauleses".
A capa do novo álbum foi apresentada em Paris, no passado dia 8, por Albert Uderzo, numa cerimónia realizada na Biblioteca Nacional Francesa. É o quinto livro de Astérix feito sem a parceria de Goscinny.
:

O aniversário de Astérix e Obélix será também assinalado com uma grande exposição no Cluny Museum, em Paris, de 28 de Outubro a 03 de Janeiro de 2010.
:
De facto, as personagens criadas por Uderzo (desenho) e Goscinny (texto) em 1959 tornaram-se ícones da cultura francesa e um sucesso mundial indiscutível. Fica a merecida homenagem.

Sem comentários: