sábado, 29 de novembro de 2008

Amy Biehl

....
Na passada semana tive oportunidade de assistir à entrega anual do “J. William Fulbright Prize for International Understanding” que decorreu no State Department, aqui em Washington DC. Este ano este prestigiado galardão foi atribuído ao Arcebispo Sul Africano Desmond M. Tutu. A cerimónia contou com a presença de diversas personalidades da diplomacia internacional; diplomatas, embaixadores, representantes de diversos países e foi aberta pela “Secretary of State for Educational and Cultural Affairs” - Goli Ameri.

..

O Fulbright Prize foi criado para homenagear o maior e mais prestigiante programa
de intercâmbio educacional na história bem como a carreira e o espírito do seu fundador, o falecido senador J. William Fulbright. Em 1993 a Fulbright Association criou o “J. William Fulbright Prize for International Understanding” para homenagear pessoas cujo contributo fosse relevante para juntar povos, culturas ou nações. O prémio de 50.000$ é oferecido pela Coca-Cola Foundation e agraciou desde então personalidades como; Nelson Mandela (1993), Jimmy Carter (1994), Mary Robinson (1999), Fernando Henrique Cardoso ( 2003) ou Colin Powel (2004).


James William Fulbright foi um democrata do sul, representou o estado do Arkansas entre 1945 e 1975. Multilateralista convicto foi um dos impulsionadores da criação das Nações Unidas. Sempre batalhou pela criação de um programa internacional de intercâmbio educacional que viria a tomar forma em 1946 - Fulbright Fellowships and Fulbright Scholarships, patrocinado pelo “Bureau of Educational and Cultural Affairs - Department of State”, por governos de vários países e pelo sector privado. William Fulbright pretendeu incrementar as relações culturais entre o povo Americano e os outros povos do mundo, através do intercâmbio de pessoas, conhecimento e experiências. É actualmente considerado um dos mais prestigiados programas do mundo e abrange mais de 144 países.

Desta vez a luxuosa sala “Ben Franklin” no último andar do “Department of State” encheu-se de convidados para homenagear Desmond Mpilo Tutu, um gigante de 1,5 metros de altura, carismático, bem humorado, tranquilo no seu conhecimento de experiência feito, sofrido mas acima de tudo corajoso e determinado.

...

Foi um gosto ouvi-lo, aprender com as suas palavras, comovermo-nos com a sua humildade, impressionarmo-nos com o seu sentido de justiça e curvarmo-nos perante a sua capacidade para perdoar.

Desmond Tutu trouxe-nos a riqueza da sua “Rainbow Nation”, metáfora que ele utiliza para caracterizar a diversidade étnica da África do Sul pós- apartheid. Falou-nos do bem e dos bons, falou-nos da virtude do perdão e partilhou connosco a história de Amy Biehl.

...

Em 25 de Agosto de 1993, quando transportava a casa três colegas negros da “University of the Western Cape” em Cape Town, foi atacada por um grupo de activistas negros que protestavam contra o regime e que proferiam palavras de ordem "One settler [white person], one bullet!". Apesar dos pedidos de clemência dos seus acompanhantes o grupo de insurrectos não hesitou e apedrejou-a até à morte.

Amy Biehl era uma estudante branca americana, da Universidade de Stanford na Califórnia, era ironicamente uma activista anti- apartheid que se encontrava na África do Sul no âmbito de um Programa Fulbright.
Os seus agressores foram presos e condenados mas em 1998, vários anos após a queda do apartheid, foram libertados. Desmond Tutu contou-nos que pertencia à “Truth and Reconciliation Commission” que apreciou o pedido de amnistia dos condenados.

De acordo com a lei Sul Africana a atribuição da amnistia está sujeita à apreciação por parte da família da vitima. Desta forma o pai de Amy Biehl quando questionado pronunciou-se do seguinte modo: “The most important vehicle of reconciliation is open and honest dialogue...we are here to reconcile a human life which was taken without an opportunity for dialogue. When we are finished with this process we must move forward with linked arms.” Graças à sua capacidade imensa para perdoar, estes homens foram libertados e actualmente trabalham para a Fundação Amy Biehl em Cape Town, cuja principal tarefa é a reabilitação de presos, a condução de programas de literacia e a formação profissional em bairros degradados.

...

Sem comentários: