domingo, 13 de junho de 2010

"Puerto Rican Day Parade"

:
No segundo Domingo de Junho celebra-se em Nova Iorque o dia da comunidade de Porto Rico. A avenida mais emblemática do mundo abre-se para receber uma parada de carros alegóricos com dançarinas e músicos em grande festejo. A comunidade hispânica; as bandeiras, os gravadores gigantes, as geleiras com comida, os chapéus à banda invadem os passeios das griffes da moda e assiste-se, ao vivo, à comunhão terrena entre a elegância e a rudeza, entre a opulência e a simplicidade, entre o requinte e o banal.
:

Durante um dia inteiro, aqueles que são os verdadeiros motores desta economia, aquela classe indiferenciada de trabalhadores inqualificados que movimenta esta cidade e grande parte deste país, sente-se recompensada pelo seu esforço e sonha com um futuro promissor, nesta terra de oportunidades.
:
:
Ontem ao fazer a ligação de ferry para Statem Island, passei ao lado de Ellis Island, a mítica porta de entrada para milhões de imigrantes que ao longo dos anos chegaram a estas paragens. “De 1892 a 1954, essa ilha era o primeiro lugar que os imigrantes, provenientes do continente europeu pisavam após uma longa viagem em navios a vapor. Quase 12 milhões de pessoas chegaram a essa ilha em busca de uma oportunidade no novo mundo”. Em 1990, o edifício principal que servia como posto de exame dos imigrantes que chegavam da Europa foi transformado em museu e hoje é possível visitá-lo e apreciar alguns dos documentos, filmes, fotografias, que fazem parte desta história.
:
:
Ellis Island, a par da estátua de liberdade, constitui um símbolo de uma terra de oportunidades, verdadeiro ícone para o mundo livre, uma nova vida para muitas famílias que aqui chegaram.:
:
:
Staten Island é um dos cinco distritos de Nova Iorque e fica sensivelmente a meio, entre Brookllyn e Jersey City. Com um número reduzido de habitantes é um pouco o distrito esquecido e “marginalizado” pelos grandes. É por vezes chamado de o “distrito esquecido, uma vez que é o mais distante de Manhattan, e o único não ligado directamente a esta. O ferry boat que liga as duas ilhas é um dos meios de transporte mais utilizados pelos nova-iorquinos que vivem em Staten Island e trabalham em Manhattan. “Calcula-se que por dia 60 mil pessoas passam perto da Estátua da Liberdade”.
:

:
É interessante observar esta metrópole à distância, contemplá-la na sua dimensão, apreciar-lhe as formas, as sombras, o modo como se expande e a dinâmica que transmite. Mas se olharmos com mais atenção percebemos também como é implacável e inacessível, como pode ser disciplinadora e inflexível para os que pretendam esconder-se atrás do facilitismo, do amiguismo, do compadrio, da malandrice. Aqui trabalha-se muito, de sol a sol, nem aos fins-de-semana se para e, mesmo assim, é vê-los hoje eufóricos e satisfeitos a descer a 5ª Avenida, com a bandeira dos Estados Unidos, lado a lado, com as bandeiras dos seus países de origem.
.

Sem comentários: