quarta-feira, 16 de junho de 2010

“Sayonara Takashimaya”

:
Foi com pena que descobri o fecho dos armazéns Takashimaya, em Nova Iorque. Quando me preparava para visitá-los mais uma vez, deparei-me com as portas fechadas e uma mensagem de nostalgia, idêntica aliás à que figura no site da empresa e que deixo aqui:
:

Situados em pleno coração da 5ª Avenida, num edifício imponente e distintivo, os armazéns Takashimaya constituíam uma referência para a elite Nova Iorquina e um local de passagem obrigatório para os turistas mais sofisticados.

:
Entrar neste espaço constituía uma experiência única de bom gosto, sobriedade, beleza e paz. Efectivamente era notória a diferença ao entrar. A calma e a serenidade imperavam por oposição à agitação e ao movimento da 5ª Avenida e à confusão reinante nas lojas circundantes.

:
Fundado em 1829, em Kyoto, por Iida Shinkichi, o grupo Takashimaya começou por funcionar como armazém de retalho para roupas e para atoalhados de algodão. Ao longo dos anos cresceu e tornou-se mais sofisticado e exclusivo. Actualmente possui lojas em Singapura, Taipe, Paris, estava em Nova Iorque e está em vários locais no Japão.



Ao que tudo indica, todo este requinte tinha um custo excessivo e a loja apresentou, nos últimos anos, resultados negativos, por isso a decisão de encerrar. A Takashimaya Co. pretende igualmente continuar a investir no Oriente, tendo como objectivo a abertura, já em 2012, de uma loja em Xangai com 40.000 metros quadrados. O espaço de Nova Iorque, que abriu em 1993, tinha já 1.700 metros quadrados e ocupava vários andares. Entretanto o valiosíssimo 693 de Fifth Avenue foi vendido ao fundo Thor Equities e em breve será ocupado por outro espaço comercial.
:


Sayonara Takashimaya from Sample Sally on Vimeo.

Para sempre ficará a recordação do “Tea Box Café”, espaço de reflexão e de frescura, repleto de aromas e de chás distintos, especiarias e um sem número de acessórios que alimentam o ritual oriental do chá. Ficará também a imagem do espaço florido, repleto de artigos únicos e exclusivos, uma atmosfera de odores, uma dimensão quase mágica, um requinte de excelência na qualidade dos produtos e na própria forma de os embrulhar.

Fará certamente falta a muitos New Yorkers, mas o peso da sua marca continuará presente na fachada do 693 de Fifth Avenue.

Sem comentários: