quinta-feira, 15 de abril de 2010

Doze Semanas de Massacre

::
Assinalam-se durante o corrente mês dezasseis anos sobre o inqualificável massacre do Ruanda. Estima-se que foram mortas cerca de um milhão de pessoas, sendo que o maior número pertencia à minoria étnica Tutsi, em actos de violência praticados pela maioria Hutu que governava o país.
:

O genocídio ruandês é seguramente um dos piores eventos na história da humanidade e ensombra a reputação de isenção e defesa dos direitos humanos de muitos países e organizações com responsabilidades inequívocas nesta tragédia. (deixo as fotografias de Sebastião Salgado)


Os ataques começaram nos primeiros dias de Abril de 1994, quando o presidente hutu Habyarimana foi morto após a explosão do seu avião. Imediatamente a autoria do atentado recaiu sobre os Tutsis. A matança iniciou-se na mesma noite e, durante apenas 12 semanas, milhares de pessoas seriam brutalmente chacinadas à catanada e à marretada.


“Na tentativa de encontrar no passado alguma resposta que possa elucidar esse conflito entre as etnias, o jornalista francês Jean Hatzfeld, autor do livro “Uma temporada de facões”, alerta para a revolução popular de 1959 que resultou na independência do país em 1962. Foi uma revolta camponesa Hutu que derrubou a aristocracia Tutsi e aboliu a servidão. Os líderes dessa insurreição aproveitaram a situação para marginalizar a comunidade Tutsi, formada por camponeses, funcionários e professores. Sob o domínio dos Hutus, os Tutsis passaram a ser apontados como pérfidos e parasitas num país superpovoado. Em 1973, com o golpe do major Juvénal Habyarimana, a autonomia de administração Hutu consolidou-se e gerou bastante desconforto à população Tutsi. Ficou instituído o confisco de bens, o deslocamento da população, a fim de isolar o inimigo, além de ter sido aprovada uma lei de proibição de casamentos mistos entre as duas etnias”.
:

:
A hecatombe de 1994 deve ser lembrada, estudada, analisada, discutida, porque contém um grande número de lições que nos ajudam a entender melhor nosso tempo. Os massacres de 1994 não são fruto de uma explosão de loucura colectiva, mas a máxima expressão de um ódio muito antigo.


A este propósito tive oportunidade de recentemente assistir a um dos mais impressionantes filmes dos últimos tempos - “Shooting Dogs”. Este extraordinário filme de Michael Caton-Jones retrata, à semelhança de “Hotel Ruanda”, os trágicos acontecimentos ocorridos. Relata uma história verídica baseada na experiência do produtor da BBC David Belton que se encontrava no Ruanda aquando do genocídio.


A “École Technique Officielle” (ETO) gerida há 10 anos pelo Padre Christopher é o cenário escolhido por Jones para este filme. Joe Connor é um jovem professor deslumbrado e sonhador, imbuído de um forte espírito humanitário que julga fazer a diferença.


Quando se inicia o massacre, devidamente planeado e preparado, rapidamente a escola, que também alberga forças de manutenção de paz da ONU, se torna um refúgio para os Tutsis. Temos assim oportunidade de ver e sentir a ansiedade, o medo e o horror que viveram aqueles que lá se encontravam. Assistimos ao desespero de Joe Connor, à força da crença do padre Christopher e à forma como ambos lutaram, não só contra os Hutus, que cercavam a escola dia e noite, mas também contra a ONU, que se recusava a prestar auxílio ao povo Tutsi.


“Baseado numa história verídica mas com personagens ficcionais, “Shooting Dogs” equilibra bem os eventos reais - foi filmado nos verdadeiros locais e com muitos sobreviventes desta tragédia como figurantes e técnicos - e o drama de um padre católico cuja fé é posta à prova pela hipocrisia dos políticos Hutu e por toda aquela carnificina; de um dedicado professor que procura em si a coragem de ficar e lutar ao lado dos seus alunos; e de um oficial da ONU, o Capitão Charles Delon, impedido de interferir no conflito, ironicamente limitado a matar os cães que comem os cadáveres que cercam a escola para prevenir um risco de saúde pública”.


É um filme que marca e revolta, que surpreende e assombra. Enquanto os acontecimentos se sucedem, assistimos à indiferença e à apatia internacional.
:

:
“De uma forma honesta e pungente, “Shooting Dogs” faz um retrato tocante sobre a humanidade e sobre a assustadora capacidade do homem de infligir, por puro medo, a maior das crueldades sobre o seu irmão”.

Sem comentários: