segunda-feira, 5 de abril de 2010

Fulbright Portugal

:
A Fulbright Portugal comemorou na passada sexta feira, dia 19 de Março, 50 anos da sua presença em Portugal.
:
:
Nestes 50 anos de trabalho, muitos foram os portugueses e os americanos que puderam, por intermédio da Fulbright, realizar o sonho de estudar no estrangeiro, conhecer uma nova cultura, contactar com outras realidades, aprender segundo outras metodologias e aprofundar a relação e sobretudo a admiração pelos Estados Unidos. É com enorme orgulho que me incluo neste grupo de eleitos e foi com imenso prazer que tive oportunidade de viver uma das mais interessantes experiências da minha vida, graças precisamente a este Programa.
:
:
Esta data marcante foi festejada através da realização de dois eventos com significado; uma recepção na embaixada americana que reuniu antigos e actuais fulbrigthers num convívio ameno e proveitoso, e uma sessão formal com a presença de representantes políticos portugueses, designadamente, Secretários de Estado da Educação, e da Ciência e Tecnologia, na impossibilidade de estar presente, o Ministro dos Negócios Estrangeiros (sempre muito profícuo nos contactos com países amigos como a Líbia, a Venezuela ou a Argélia). Esta sessão solene contou com uma participação gravada da Secretária de Estado Americana, Hillary Clinton, que cumprimentou Portugal por esta data relevante.
:

:
O Programa Fulbright foi estabelecido em 1946 por lei da autoria do Senador J. William Fulbright e teve como principal objectivo ampliar o mútuo entendimento entre o povo dos Estados Unidos da América e o de outros países. O Programa já concedeu mais de 255 mil bolsas de estudo, pesquisa e docência a cidadãos americanos e de outros 150 países participantes.
:
:
Nas palavras do seu fundador “a essência da educação intercultural é a conquista da empatia – a habilidade de ver o mundo como os outros o vêem e aceitar que outros possam ver algo que não vemos ou, ainda, vê-lo com maior clareza” Senador J. W. Fulbright (1905-1995).
:
Este é sem dúvida um dos mais prestigiados Programas de estudo e constitui, na minha opinião, uma das formas mais inteligentes dos americanos espalharem a sua cultura e os seus métodos de ensino por todo o mundo. Através deste programa e graças a ele tem sido possível fomentar a paz, incentivar o mérito, estimular a partilha, promover o conhecimento e ajudar ao progresso.
:
:
È infelizmente com algum pesar que constato que depois destes 50 anos de intercâmbio, continua a persistir um grande desconhecimento dos seus benefícios e das suas incomensuráveis virtudes, em particular, junto da nossa elite, dita pensante. È notório que para os portugueses, e nós fomos os grandes navegadores dos descobrimentos, existe uma aversão natural ao reconhecimento da qualidade daquilo que é ensinado no estrangeiro e em particular, nos Estados Unidos. È pena que as mentes esclarecidas convivam mal com o mérito e com o acesso às mais avançadas metodologias de ensino. Perdem-se assim oportunidades imensas de potenciar os conhecimentos adquiridos e os contactos alcançados, em benefício do país e do seu desenvolvimento.

Sem comentários: