quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Centenário de Mark Twain

:
Celebram-se hoje cem anos sobre o desaparecimento do escritor Mark Twain. Através das suas obras influenciou e influencia milhões de crianças e adultos um pouco por todo o mundo. As personagens que criou, Tom Sawyer e Huckleberry Finn, fazem parte do meu imaginário e ainda hoje me delicio a assistir às aventuras animadas de Tom Sawyer.
:


A obra de Mark Twain é reconhecida e valorizada transversalmente. William Faulkner classificou-o como o pai da literatura americana e Ernest Hemingway escreveu que toda a literatura americana adveio do livro de Twain – As Aventuras de Huckleberry Finn. Segundo ele: “Não havia nada antes. Não houve nada tão bom desde então”. Esta sua obra é mesmo considerada como “the Great American Novel”.

:
Mark Twain foi um escritor e humorista americano que nasceu na Florida, mas que cedo se mudou com a família para a cidade portuária de Hannibal, no Missouri. Seria aí que Twain iria encontrar inspiração para muitas das suas obras. Situada num local privilegiado, Hannibal era um importante porto do rio Mississípi, e fazia parte de uma rota comercial onde os grandes barcos a vapor constituíam os principais meios de comunicação; transportando pessoas e mercadorias até Saint Louis. St. Petersburg, nas “Aventuras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn”, constitui um decalque de Hannibal e, apesar de ficcionadas, as histórias de Tom e de Huck são também o resultado das experiências e da vivência do próprio Mark Twain. Tom Sawyer tem um pouco de Twain, mas também de John Briggs e de Will Bowen, amigos de infância, e Huckleberry Finn foi criado a pensar em Tom Blankenship, comparsa de tropelias de Twain.


Mark Twain tinha uma capacidade imensa de nos transportar para os cenários dos seus livros. A riqueza das suas histórias, o humor da sua prosa e a criatividade dos seus textos são decisivos para que nos apaixonemos pelas suas obras.

:
Segundo referiu hoje Ana Maria Magalhães, “Eram livros que tinham um poder forte de atracção, de encantamento e de nos levarem para um mundo que não era o nosso. E essa é a arte que mais distingue um bom escritor. Estando eu, nos anos 50, a viver em Lisboa, conseguia perfeitamente descer o Mississípi com aquelas histórias”.

:
Mark Twain morreu com 74 anos e deixou mais de 30 livros publicados, centenas de contos e ensaios. Ele escreveu, em 1909, "Eu cheguei com o Cometa Halley em 1835. Ele vai voltar no ano que vem, e eu espero que me leve com ele". O cometa pode ser visto nos céus a cada 75-76 anos. Estava visível em 30 de Novembro de 1835, quando Twain nasceu, e também em 21 de Abril de 1910, quando ele morreu.

Sem comentários: