sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Preocupante e Desolador

:
:
Serão estas previsões suficientes para que os portugueses tomem consciência da situação actual e das perspectivas futuras? Serão as estimativas da OCDE suficientemente reveladoras da nossa incompetência e da nossa incapacidade? Face a um cenário arrepiante como este o que podemos nós fazer? Estaremos nós condenados à mediocridade e à degradação inevitável da nossa qualidade de vida?
:
:
Confesso que me preocupa sobremaneira o estado actual do país e estou muito pessimista relativamente ao futuro. Parece-me que piorámos a todos os níveis, nos últimos anos, e a ideia ténue, de final dos anos oitenta, de que éramos o bom aluno da Europa desvaneceu-se por completo.
:
Agora estamos piores em vários indicadores internacionais: “O sistema de saúde português está entre os piores da Europa. Tempos de espera elevados e falta de acesso rápido ao médico de família atiram Portugal para o 25.º lugar entre 33 países europeus. O mais recente índice europeu do consumidor e dos cuidados de saúde elaborado pelo "Health Consumer Powerhouse", com o apoio da Comissão Europeia, mostra que Portugal não foi além dos 574 pontos em mil possíveis, o que o coloca na 25.ª posição, atrás de países como a Macedónia, a Croácia ou a Espanha”.
:
“Descemos novamente no ranking anual sobre a percepção da corrupção, segundo um relatório divulgado pela organização não-governamental “Transparency International”. O país obteve 5,8 pontos, numa escala de zero (altamente corrupto) a dez (altamente limpo), contra 6,1 pontos no ano passado, caindo da 32ª para a 35ª posição, entre 180 países avaliados”.
:
:
“Dos 19 ministros das Finanças europeus avaliados pelo Financial Times (FT), Teixeira dos Santos surge em 15º, uma posição que o coloca perto do fundo da tabela”.
:
:
:
Apenas alguns exemplos recentes da nossa brilhante actuação e a preocupação genuína com o futuro e com deterioração da nossa qualidade de vida. Tudo isso deve fazer-nos pensar, e muito!

Sem comentários: