quarta-feira, 20 de maio de 2009

Obama e o Início da Revolução Verde

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A tão aguardada política ambiental/verde anunciada pelo candidato Obama começa a traduzir-se em acções concretas. Ainda ontem, no “Rose Garden” da Casa Branca, Obama anunciava as suas primeiras medidas para tornar mais “clean” a indústria automóvel americana e de passagem contribuir para uma redução significativa do consumo de petróleo e para um aumento da eficiência e da produtividade das produtoras automóveis.
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Foram anunciadas medidas que podem revolucionar o conceito tradicional do potente carro americano. Nos próximos anos, os americanos passarão a dispor de carros mais pequenos, mais eficientes em termos de consumo, menos potentes mas mais amigos do ambiente. Até 2016 automóveis e camiões pequenos deverão alcançar uma economia de consumo de 35 milhas por galão, ou seja, um pressing significativo em termos de redução de “greenhouse gas emissions” por veículo. (ver link abaixo)

New Fuel Standards: Pros & Cons
New Fuel Standards: Pros & Cons


“The White House called for a boost in CAFE (Corporate Average Fuel Economy) standards for cars and light trucks to 35.5 mpg by 2016. The program would begin ramping up with the 2012 model year. In addition, there would be a vehicle emissions standard that, when harmonized with the new CAFE standard set by NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), would make the new national standard on par with that sought by California. The state has mandated a 30 percent reduction in greenhouse gas emissions from cars and light trucks by 2016, starting with the 2009 model year.” (Washington Post)

Depois da aposta nas energias renováveis e dos investimentos para tornar energeticamente mais eficientes os edifícios públicos, chegou a altura dos automóveis. Esta administração dá assim mais um sinal da vontade de mudar, do espírito reformista e da preocupação ambiental.
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Estas medidas e este caminho eram há muito necessários e representam, finalmente, uma ruptura e um abanão na conservadora e atávica indústria automóvel americana. Não nos iludamos quanto ao custo destas medidas. O consumidor final ficará, porventura pior servido; carros pequenos, menos confortáveis, pouco potentes e sobretudo mais caros. Mas este é o caminho do futuro a bem da eficiência energética, da redução da dependência do petróleo, do aumento da competitividade das marcas e a bem da saúde do nosso planeta.

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“The price of the average car is expected to rise by $1,300. But Mr. Obama said, "over the life of a vehicle, the typical driver would save about $2,800 by getting better gas mileage." Administration officials say this new plan will not limit consumers' choices but will give them more-efficient motor vehicles in all categories. It is a needed intervention on the supply side. Now, if the administration and Congress would consider a boost in gas taxes, more consumers would want to buy more-efficient cars. Recalling the gas shortages of the 1970s, Mr. Obama noted, "Calls for action rise and fall with the price of a barrel of oil." There is an opportunity to put that cycle to rest.” (Washington Post)
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