segunda-feira, 4 de maio de 2009

Vasco Granja parte...

::
Partiu hoje aquele que foi o maior impulsionador e dinamizador da animação e da banda desenha em Portugal. Homenageio Vasco Granja desta forma singela, pelo papel incontornável que teve na minha infância e na infância de várias gerações que cresceram a ouvi-lo e que ansiosamente aguardavam pela sua chegada aos Sábados à tarde, através do seu programa “Animação” na RTP, o único canal então existente.

A sua presença e o seu programa ajudaram-me a sonhar e transportaram-me sempre para mundos imaginários repletos de fantasia e de emoção. Viajei com a Pantera Cor de Rosa, o inspector Clouseau, o Tom & Jerry, o Tintin, o Lápis Mágico e muitos outros que me influenciaram decisivamente e que ainda hoje habitam o meu imaginário.

Curiosamente foi ele o primeiro a introduzir a designação de “banda desenhada” no léxico português, num artigo que publicou no “Diário Popular” (Público) . Acredito que através dele e do seu programa, muitas crianças tiveram a oportunidade de aprender e de melhorar.

A partir de agora irá habitar para sempre o mundo mágico da animação, dos desenhos animados e da banda desenha. Terá o privilégio de conviver com aqueles que ajudou a divulgar e a dar a conhecer.

Sem comentários: